O Key Stage 3 é usado para se referir aos três anos de escolaridade sob o Currículo Internacional Cambridge, normalmente conhecido como Ano 7, Ano 8 e Ano 9, quando os alunos têm idades entre 11 e 15. Em essência, KS3 refere-se aos primeiros três anos do ensino secundário.
ENTRADA
Todos os alunos que entram na Escola Internacional de Maputo a este nível, são altamente examinados antes de serem colocados no grupo do ano mais adequado com base no seu desempenho durante uma entrevista, idade e educação anterior. Cada ano o grupo tem duas classes de não mais de 25 alunos de habilidade mista. No entanto, para matemática e inglês, os alunos são definidos em três grupos de acordo com sua capacidade. Francês e Português também consistem em grupo de iniciantes (língua estrangeira), bem como uma classe experiente (1ª língua). Há espaço para falantes ingleses fracos melhorarem através do inglês especial.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação é uma parte essencial da escolarização de um aluno e servirá a vários propósitos no MIS, e a avaliação dos alunos ajuda a:
- Informar o professor, o aluno e os pais sobre o nível de desempenho em comparação com os padrões nacionais, os padrões da escola e a média da turma.
- Ajudar a identificar quais áreas precisam ser trabalhadas, mais ou menos dependendo das capacidades individuais.
- Caracterizar e monitorar o desenvolvimento geral do aluno como um processo.
A maioria das avaliações realizadas durante o ano é integrada ao processo de aprendizagem (por exemplo, as correções ajudam a melhorar o aprendizado).
O que os alunos precisam adquirir:
- Conhecimento específico de conteúdo;
- Habilidades específicas de conteúdo;
- Competências gerais de alfabetização necessárias no assunto;
- Habilidades organizacionais gerais;
- Habilidades de comunicação geral;
- Habilidades cognitivas ***
Os alunos são avaliados usando vários métodos:
Testes, questionários, tarefas, trabalho de projeto, trabalho de classe e qualquer outra tarefa / trabalho relevante para o assunto / tópico sendo ensinado.
Todos estes devem ser considerados ao emitir um grau de realização. As classificações de desempenho classificam o desempenho acadêmico geral e são usadas da seguinte forma:
- A - Muito Bom;
- B - Bom;
- C - Satisfatório;
- D - Insatisfatório;
- U - Não Classificado ***.
As notas de esforço irão analisar a conclusão do trabalho, a pontualidade na conclusão / entrega do trabalho, a participação geral e o envolvimento requerido nas aulas e nas atividades fora da aula, seja individualmente ou com os colegas. Os alunos serão avaliados de acordo com a capacidade individual e quanto esforço eles realmente dedicam ao que fazem. As diferenças de personalidade serão, obviamente, levadas em consideração.
A conduta incluirá o comportamento em geral na sala de aula, no playground ou em qualquer lugar em que uma atividade escolar esteja ocorrendo, atitude dos alunos em relação aos colegas, pessoal docente e não docente, pontualidade na escola e na sala de aula, bem como frequência. Qualquer comportamento em aula que interfira no processo de aprendizagem dos pares é considerado não aceitável.
A participação será considerada, mas não como parte de qualquer categoria mencionada acima. Freqüência e atraso afetam naturalmente o trabalho escolar, mas serão qualificados como um item separado.
Esforço e Conduta serão avaliados como uma nota quantificada (A a D), enquanto a frequência será indicada como uma nota de qualidade (Muito Bom a Insatisfatório). No final do ano, os alunos fazem os testes Cambridge Checkpoints, avaliados externamente, em Inglês, Matemática e Ciências. Nas restantes disciplinas existe uma avaliação de final de ano (exame interno) para o 9º ano, mas esta não contará mais do que 20 a 25% da nota do ano.
A avaliação visa melhorar o desempenho dos alunos e ajudar no desenvolvimento de habilidades necessárias em atividades futuras. É um processo complexo e dinâmico, que deve envolver sempre professores e alunos e até pais. Cada sujeito pode ter pequenas variações em termos de peso dadas a diferentes habilidades ou tipos de avaliação. Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contacto com os professores / chefes de departamento / líder do Key Stage 3 para uma explicação completa sobre os critérios de avaliação para assuntos individuais.
No terceiro período do 9º ano, a reunião formal de seleção de matérias será realizada em conjunto com o diretor do KS4. Durante esta reunião, grupos de assuntos e escolhas são explicados para o programa IGCSE.
Chefe do KS3Jaime S.Bonga
Vice - Chefe do KS3Rachel Tembo